View Rico Mäder's profile on LinkedIn

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Produtividade: participação no CONAPROC com Lean Management e 5S

"O desafio de buscar maior produtividade é algo que temos o dever permanente de fazer."

Em Novembro de 2015 fui convidado pelo Engenheiro Civil Fausto Sabino da CONVERGE - SOLUÇÕES EM PRODUTIVIDADE para palestrar no CONAPROC BRASIL 2015, oportunidade em que tratei do tema LEAN MANAGEMENT e 5S no canteiro de obras.

Com esse objetivo, somado ao carinho e fabulosa dedicação que Fausto, ao me procurar, se envolveu aglutinando os mais reconhecidos especialistas em produtividade na construção civil, pude desenvolver - com abordagem que unia conceitos e sugestões práticas - essas duas ferramentas da qualidade.
Ambas já possuem histórico de vitoriosa aplicação e retornos.

E o CONAPROC - Congresso Nacional de Produtividade na Construção Civil foca na realidade que, sem medo de errar, pode ser associada aos vários segmentos de negócios desse nosso Brasil, sejam indústrias, comércios ou serviços.


 http://conaprocbrasil.com.br/


Apenas para ilustrar o que afirmo acima, um artigo publicado na Folha de São Paulo em 31/05/2015, cuja manchete dizia:

"Um trabalhador norte-americano produz como quatro brasileiros." - clique aqui para ler -

...nos traz de volta a essa difícil, mas não impossível realidade.
Pensei comigo...
Puxa vida! 
Até quando ficaremos nessa de "fazer corpo mole" ou "fazer o básico do mínimo"?
Já passou da hora de compreendermos que precisamos colocar as melhores cabeças pensantes junto com aqueles que estão no operacional e juntos, desenvolvermos formas e maneiras - somos criativos, certo? - inteligentes e consagradas para diminuir e eliminar essa perniciosa diferença.
Pontos a atacar de imediato, seja aí na sua empresa, departamento e você:

Nível Educacional: 
Planejar em suas agendas momentos semanais de capacitação e treinamentos. Tanto com as pessoas internas à sua empresa quanto com instrutores e consultores externos.
E não necessariamente no estilo "sala de aula".
Um encontro de 60 a 90 minutos com tema pré-definido e objetivos a serem alcançados, conhecido previamente pelos participantes já fará diferença.

Qualificação da Mão de Obra:
Existem várias e excelentes opções no mercado, prontas e com farta bagagem para atender pontos chaves em sua operação.
E reduzir a insegurança e a famosa "gambiarra".

Gargalos na infraestrutura:
Velho conhecido...
Mesmo ainda sendo nosso país um governo novo - 515 anos de vida - devemos cobrar incessantemente dos governantes que apliquem nesse tema, para possibilitar agilidade, rapidez e segurança nos deslocamentos dentro e para fora.

Investimentos em inovação e tecnologia:
Aplicação de incentivos internos aí na sua empresa, para que qualquer pessoa possa colocar suas ideias em pesquisa, formar times de inovação e contar com total apoio da direção e da gerencia.
Mãos à obra!

Se você acompanha meus artigos e postagens, sabe muito bem que sou fã dessas atividades e ações dentro das empresas.
Para evitar que esse momento, que agradeço, investiu na leitura e no vídeo da chamada da palestra, não fique apenas na memória, tome uma atitude:
Faça contato e vamos conversar!
O tempo flui quer queiramos ou não, concorda?
Então... próximo movimento é atuar firme na geração de produtividade.
Aguardo seu contato, syn!


PS: Se gostou, compartilhe com sua rede de contatos aí na empresa e nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!

curta.contate.siga.vamos.juntos
     

sábado, 19 de dezembro de 2015

6 pontos a avaliar em seu "Pit Stop" no campeonato profissional

Imagine que o ciclo de um ano é o seu campeonato profissional.
E que, após 12 meses de disputa, está prestes a terminar.
Oportunidade importante e necessária para aquele "pit stop" profissional.
Sugiro você o faça pelo menos nesse período de festas, caso não consiga durante o decorrer do ano (que é importante adotar) visto seu total envolvimento na dinâmica da disputa permanente.

Considero extremamente salutar esse investimento de seu valioso tempo no exercício de revisar os fatos e ocorrências de seu campeonato profissional anual que agora, queira ou não, chega ao fim.
Permite que, sem pressões externas e lutas internas, realize de maneira consciente, realista e com clareza sua sincera avaliação.
Faça uma lista e anote cada um dos pontos. 
Procure definir um peso de 0 a 5 e assuma que zero indica menor satisfação e cinco satisfação efetiva.  

Assim como nas corridas de automóveis, segue uma lista a considerar:

Troca de pneus afinal rodar 365 dias gera desgaste e dificulta a dirigibilidade com excessivo esforço e reflexos na baixa produtividade final, para que se mantenha na pista. 
Considere que seus pneus são suas metas de curto prazo e busque fazer essas trocas durante as 52 semanas. Inclua desde já em sua agenda para "evitar" esquecer.

Recarregar o tanque de combustível que é aquela energia interior que nos faz mover, dia após dia, superando os altos e baixos do cotidiano. 
Pense que seu combustível precisa de abastecimentos regulares e que isso inclui adicionar encontros informais, estar em palestras, fomentar a troca de ideias com colegas de profissão, presença ativa em grupos que curtem os mesmos temas, por exemplo.

Ajustes nos spoilers para que possa corrigir e se adaptar às mudanças de ventos e alterações climáticas do mercado.
São simples e pequenas correções que servem para ganhar mais velocidade e equilíbrio durante cada etapa diária, combater o estresse das mudanças de agendas, sem perder o objetivo ou sofrer deslizes que o levem a sair da pista.

Ajustes mecânicos sejam no motor ou na suspensão para suportar os trancos no asfalto e lavadeiras das pistas - oportunidades e riscos inesperados e concorrentes que disputamos dentro do segmento.
Sabe aquela terceira marcha que precisa ser esticada para melhor performance?
Ou aquela lavadeira que, volta após volta, você sempre acaba entrando de lado?
E os impactos fazem com que se sinta como se tivesse tomado uma surra?
Aqui considere adotar em suas atividades, breves momentos de parada, que podem incluir alongamentos e esticamentos, se levantar da cadeira e caminhar, idas ao banheiro com direito a jogar água no rosto e cabelos, entre outras. 

Ajustes telemétricos para organizar e limpar os bits & bytes dos bancos de dados, tanto nossos - pessoas físicas e suas caixas de entradas de emails e downloads realizados para leitura e aprendizado, documentos em espera de complementação, mensagens recebidas e enviadas, as que não foram lidas ou que lá ficaram após conhecimento - quanto das pessoas jurídicas e toda a comunicação e relacionamentos via internet e internamente.
Importante incluir também as mensagens recebidas de comunicações rápidas e instantâneas, que além de necessitarem percorrer até aquele ponto, entopem seu Smartphone, tornando-os lentos e irritantes.
Procure criar formas e maneiras de fazer essa gestão ser a mais produtiva e ágil para que, ao nelas estar, colha o que busca e delete o que não agrega valor para sua permanência.



Finalmente limpar a viseira para aprimorar a sensibilidade na leitura e tradução do que vivenciamos nas relações comerciais e gerenciais e reagir com maior segurança e confiança nas tomadas de decisões e suas ações.
Aqui convêm adotar um elemento extra profissional: cuidar-se como Ser Humano. Incluir além do horário profissional, atividades que lhe tragam maneiras inteligentes de "estar com você" e se presentear, como por exemplo terapias espirituais e psíquicas, artes, cultura, meditação, exercícios físicos, encontro com familiares e amigos. 
E o mais importante: habituar-se a sentir e refletir bom humor.
Vai ajudar a tirar a sujeira e a diminuir a sombra e o escuro que inconscientemente geramos.

Com essas práticas, poderá estar mais consciente e equilibrado para, com renovada energia, largar para mais uma jornada profissional no próximo campeonato que em breve se inicia. 
Sua lista de pontos e pesos que anotou cuidadosamente e classificou durante sua avaliação servirá de referência para o controle, comparação e aprimoramentos que acontecerão ao se iniciar o novo campeonato. E ao longo dos campeonatos, mostrará onde avançou, se manteve ou ficou para trás, para novo "pit stop".

Que possa lhe ser útil e ajudá-lo a vencer cada etapa - dia, semana e mês - traduzindo-se no desenvolvimento de sua carreira profissional, que é um elemento chave para a conquista de seus sonhos, suas metas e sua satisfação.

Boas Festas e Próspero Campeonato, syn!

PS: Se gostou, compartilhe com sua rede de contatos aí na empresa e nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!


curta.contate.siga.vamos.juntos