Capacitação Cursos e Palestras

Capacitar seus colaboradores permite atingir os resultados planejados de forma mais rápida, segura, econômica e eficiente.

Ministrados in company para melhor absorção dos participantes e foco em sua real necessidade, geram conhecimento para aplicação imediata e comprometimento com o tema trabalhado.

Escolha o tema que sente necessidade de ampliar o conhecimento:

a) PALESTRAS _ duração de 2:30 horas

. GESTÃO LUCRATIVA COM PDCA
OBJETIVO:
Capacitar os colaboradores para o entendimento e a correta ação que transforma e elimina as perdas e gera lucratividade consciente e compartilhada.
IDEAL PARA:
Diretores, Gerentes, Supervisores e principais colaboradores que tomam decisões, muitas vezes sem o senso do "todo" e podem comprometer os lucros esperados para seu negócio.
PROGRAMA:
Senso Sistêmico: fundamental para prever ações
Ciclo PDCA e seu histórico
Ciclo PDCA: o que é, suas implicações práticas e a sabedoria que contêm
Atividades sistemáticas e não sistemáticas
Como administrar suas atividades
das Atividades ao PDCA: Processos
Senso do Cliente e Sendo do Processo
Processos e PDCA
PDCA: o que é cada etapa do ciclo
PDCA na solução de problemas
Próximos passos

. ACORDAR PARA VENDAS MÁXIMAS NO VAREJO
OBJETIVO:
Capacitar os profissionais que atuam em vendas, atendimento e suporte a vendas a identificar e corrigir perdas de faturamento nas vendas de seu ponto comercial.
IDEAL PARA:
Sua equipe de colaboradores tais como: Gerentes, Supervisores, Vendedores, Balconistas, Repositores, Frentes de Loja, Caixas, Estoquistas, Entregadores e Administradores que precisam e devem atuar de forma profissional e consciente para eliminar vícios e a falta de conhecimento básico em Atendimento e Vendas, antes que ponham em risco máximo seu negócio.
PROGRAMA:
Reconhecer-se como um Profissional
A importância das Vendas
Adotar o Senso Sistêmico em suas Atividades
A dinâmica do Ciclo de Inter-relacionamento de Vendas
Análise do Aumento e Perda da Lucratividade
Impulsionar com o uso da Qualidade
Noções de Custos, Estoques e o Giro de Estoque
Marketing-Mix
A Empresa e o Meio Ambiente
Pesquisa de Consumo e de Venda: descobrir o Ser Cliente
Análise dos Potenciais de Venda e os Motivos de Não Venda
A Importância da Imagem: tornar-se um Varejo Classe AAA
Técnicas Básicas de Vendas: o Sim e o Não
Trabalho em Equipe e Como conviver com as Necessidades e as Emoções

b) CURSOS _ duração de 8 horas (1 dia inteiro)

. C O M P R A S
OBJETIVO:
Proporcionar aos profissionais envolvidos com compras a aplicarem as ferramentas necessárias ao planejamento, organização e sua administração, na busca de melhorar a aplicação de capital financeiro na aquisição de materiais e serviços, para atender as solicitações e garantir o equilíbrio e a operação da empresa.
IDEAL PARA:
Profissionais administrativos que ocupam cargos médios e de liderança nas áreas de Administrativo, Financeiro, Compras, Almoxarifado, Expedição, Recebimento, PCP e Logística.
PROGRAMA:
- O desafio de Compras no contexto atual de competitividade globalizada
- Entender como e porque aplicar negociação no inter-relacionamento de Compras com as demais áreas da empresa
- Avaliação do peso das Compras no resultado do negócio. A busca do melhor Ponto de Equilíbrio
- Análise focada na relação Custo X Benefício
- Conhecer os Estilos dos Negociadores e o seu para melhores resultados em Compras
- A curva "ABC" aplicada em Compras, Estoques e no Mix de produtos
- Definição de critérios para Selecionar, Avaliar e Escolher o fornecedor ideal
- Princípios para a Gestão de Compras. As regras que regem e garantem o atendimento das solicitações
- Negociação: compreender as fases para a correta realização de Compras
- Exposição e debate de casos práticos

. V E N D A S
OBJETIVO:
Desenvolver os sentidos dos profissionais que realizam ações comerciais para compreenderem a importância de adotar uma cultura sistêmica na aplicação das habilidades técnicas e de relacionamento humano. Ao término, estarão aptos a desenvolver de forma ativa e consciente os conceitos fundamentais em vendas e o ciclo para fechamento de negócios.
A correta atuação comercial requer a aplicação de técnicas e adotar uma dinâmica pró ativa para reverter as objeções e adequar seu portfólio de soluções às reais necessidades dos clientes. Teoria e desenvolvimento de vivências para revisar as atitudes vencedoras, os recursos necessários e motivar positivamente na busca de resultados.
IDEAL PARA:
Representantes, Vendedores, Atendentes, Coordenadores, Supervisores, Gerentes, Diretores, Executivos, Empresários e Profissionais que realizam ações comerciais e buscam o desafio de atender e superar metas pessoais e profissionais.
PROGRAMA:
- Desenvolver o senso sistêmico em ações comerciais amplia o potencial de conquista e fechamento
- Perguntar não ofende! Mas saiba como, quando, o que e porque perguntar ou perca a chance para sempre
- Aplicação de marketing como diferencial de aproximação e sinalizador de oportunidades fortes
- O segredo não é empurrar e sim puxar, com carinho e atenção, a cada reação do cliente
- Negócio fechado.... e agora? Cuidados e dicas práticas para tornar-se um referencial positivo ao seu cliente
- Exposição e debate de casos práticos

. P R É - V E N D A
OBJETIVO:
Tornar-se um especialista em realizar as ações de prospectar e abordar novos clientes. Com isso, obter maior desempenho e resultados na fase de descoberta, filtragem e primeiros contatos para equilibrar o alto investimento em pré-venda e o tempo necessário para a colheita produtiva eficaz.
IDEAL PARA:
Representantes, Vendedores, Atendentes, Coordenadores, Supervisores, Gerentes, Diretores e Profissionais que buscam abrir novos clientes e conquistar novos mercados.
PROGRAMA:
- As principais fontes de captura e descoberta de potencias clientes
- Desenvolver um planejamento macro e micro: considerações, sensos e provisão de recursos
- A partida: primeiros passos e a realimentação para ajustes a curto, médio e longo prazo
- Navegar pelo tripé de apoio – Qualidade, Tempo e Custo – e atuação em dados e fatos reais
- Desenvolvimento e manutenção de sua base de Contatos: um follow-up fundamental e enriquecedor
- Adicionar novas ferramentas práticas e tecnológicas para ampliar o alcance sem perder o foco
- Exposição e debate de casos práticos

. P Ó S - V E N D A
OBJETIVO:
De nada adianta investir na conquista de novos clientes e simplesmente esquecê-los...
Sabendo disso, os participantes serão instruídos a adotar posturas e atitudes focadas em manter ativo o relacionamento com toda a sua carteira de clientes por meio do método “HIFLEX_FOCUS”.
O método “HIFLEX_FOCUS” propõe uma abordagem cíclica na base de seus clientes.
Ao adotar a atuação cíclica torna-se possível atingir desde o melhor até o menor cliente, de forma a garantir que se esteja presente na mente de todos e construir de maneira sistêmica uma relação equilibrada de Custo X Benefício direcionada a obter rentabilidade e lealdade, que significará potencializar novos fechamentos a todo instante.
IDEAL PARA:
Representantes, Vendedores, Atendentes, Coordenadores, Supervisores, Gerentes, Diretores e Profissionais que trabalham com relacionamento direto e indireto com a base de clientes da empresa.
PROGRAMA:
- O método “HIFLEX_FOCUS” – componentes, aplicações, resultados
- A união de uma base de dados de clientes confiáveis e sua manutenção para girar o ciclo virtuoso
- Como estão atualmente suas ações de pós-venda e os tempos de resposta às solicitações de clientes
- A necessidade de se definir os limites de atuação e o real compromisso dos envolvidos com seus clientes
- Desenvolver a sensibilidade pessoal para detectar e encantar seu cliente, independente de sua atual avaliação
- Exposição e debate de casos práticos

. E S T O Q U E S , A L M O X A R I F A D O  E  A R M A Z E N A G E M
OBJETIVO:
Instruir os responsáveis pelas decisões relativas a materiais na melhor aplicação e operação com vistas a garantir a correta definição, codificação, armazenagem, guarda, movimentação e operação, para o total aproveitamento deste valioso investimento.
IDEAL PARA:
Profissionais que ocupam cargos diretamente relacionados com materiais, tais como Engenharia, Compras, Recebimento, Almoxarifado, Controle da qualidade e Produção e que atuam em indústrias e prestadores de serviços com produtos e mercadorias seriadas.
PROGRAMA:
- O valioso investimento em materiais e sua importância nos resultados da empresa
- O desperdício em materiais e seu alto custo pelo desconhecimento de tomadas de decisão sem critérios
- Como identificar e garantir a melhor aplicação de capital financeiro na hora de decidir o que comprar
- Sobrou material .... e agora? O que fazer com as sobras de operação?
- Como orientar e instruir os colaboradores da linha de produção para a importância de valorizar os materiais
- Curva ABC e Classificação XYZ
– Gestão de estoques, a decisão de comprar, o ponto de pedido, o custo da falta
- Exposição e debate de casos práticos

. PCP - PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
OBJETIVO:
Proporcionar aos profissionais envolvidos com a gestão da produção a adoção de "Senso Sistêmico" para a prática de decisões que envolvem os principais recursos diretamente utilizados na produção, tais como mão de obra, material e máquinas e garantir o atendimento das metas e prazos estipulados.
IDEAL PARA:
Gerentes industriais, Coordenadores de produção, Supervisores de produção, Analistas de produção, Técnicos, Diretores industriais e profissionais diretamente envolvidos com a produção, tanto para indústrias como serviços.
PROGRAMA:
- A função PPCP dentro da dinâmica de sistemas de produção
- A importância do Planejamento como principal apoio ao sucesso do PPCP
- O relacionamento do PPCP com as demais áreas da empresa: Informações, Comunicação e Decisões em conjunto
- Interfaces necessárias e fundamentais ao PPCP: Fábrica, Compras, Almoxarifado, Manutenção e Vendas
- Apoio da curva "ABC" para suprir demanda e ajustar a programação
- Compreender a necessidade de Balancear a Linha de produção: como e quando balancear
- Administração do Tempo: confiar nas informações sobre tempos produtivos e não produtivos e seus impactos
- Exposição e debate de casos práticos

. A D M I N I S T R A Ç Ã O  D A  P R O D U Ç Ã O
OBJETIVO:
Proporcionar aos profissionais de produção - indústria e serviços - entenderem como aplicar as principais ferramentas necessárias para administrar o processo produtivo para controlar e tomar decisões voltadas a obter o melhor custo x benefício e empenho dos colaboradores nas atividades de manufatura.
IDEAL PARA:
Executivos, Diretores Industriais, Gerentes, Supervisores e profissionais de produção envolvidos com as decisões em "chão de fábrica".
PROGRAMA:
- A importância da Administração da Produção dentro da cadeia de negócios de sua empresa
- Qualidade Total: a filosofia por trás da qualidade e as técnicas necessárias
- Como aplicar Índices de Desempenho e avaliar os resultados encontrados com o planejado
- A diferença entre melhorias "instantâneas" e "contínuas"
- Como aplicar técnicas gráficas para a solução de problemas na produção
- Fluxograma, Folha de Verificação, Diagrama de Pareto, Diagrama de Causa e Efeito, Histograma, Brainstorming
- MASP - Método de Análise e Solução de Problemas
- PDCA - o ciclo de melhoria contínua
- Exposição e debate de casos práticos

. CRONOANÁLISE - ENGENHARIA DE TEMPOS & MOVIMENTOS
OBJETIVO:
Proporcionar aos profissionais envolvidos com a produção o entendimento e correta aplicação da determinação de tempos para efeito de custos e a importância de métodos para identificar os processos e seu controle para garantir e atender as necessidades de prazos junto aos clientes.
IDEAL PARA:
Profissionais de produção tais como Diretores Industriais, Gerentes, Supervisores, Encarregados e profissionais diretamente responsáveis pela determinação e controle de custos produtivos.
PROGRAMA:
- Cronoanálise ou Estudo de Tempos e Movimentos
- Cronometragem ou determinação de tempos com cronômetro
- Avaliação de ritmo (habilidade e esforço)
- Tolerâncias ou adicionais ao tempo normal
- Amostragem do trabalho
- Exemplos de formulários e exercícios
- Balanceamento e cálculo de mão de obra necessária
- Racionalização do trabalho e melhoria de métodos
- Diagrama de fluxo e processo
- Aproveitamento de recursos e produtividade
- Exposição e debate de casos práticos

. 5S e TPM = A  B A S E  P A R A  A  Q U A L I D A D E  T O T A L
OBJETIVO:
Levar para o mundo empresarial a importância da absorção e da prática da filosofia da qualidade total, cuja principal base se traduz no desenvolvimento permanente da cultura do “5S” e da TPM, que são os 6 sensos que regem a transformação consciente de uma condição desordenada e conflituosa para uma revolução focada na participação de todos a todo instante, durante a realização diária de cada uma de suas atividades.
IDEAL PARA:
Pessoas que atuam nas empresas, desde Coordenadores, Supervisores, Gerentes, Diretores, Executivos, Empresários até Profissionais que identificam a importância de se modificar a maneira como as coisas são atualmente feitas e não sabem por que e como fazer isso para se perpetuar e principalmente mudar para melhor.
PROGRAMA:
- 5S – housekeeping - os 5 sensos para a qualidade total – origens e definições
- Entender cada senso e a importância de respeitar sua sequencia de aplicação
- TPM – Manutenção Produtiva Total – porque atuar no senso de manutenção
- Diretoria – entender que o exemplo pode e deve “vir de cima” ou esqueça a qualidade total
- O desafio de se implantar uma filosofia de cultura de qualidade – prós e contras do 5S e do TPM
- Identificar de maneira disciplinada como elaborar e implantar para que se torne um hábito para todos
- 5S & TPM não é uma moda pontual – uma vez decidida sua aplicação, torna-se impossível voltar ou abandoná-la
- Exposição e debate de casos práticos

. I N S T R U M E N T O S  P R Á T I C O S  D A  Q U A L I D A D E
OBJETIVO:
Conhecer e aplicar os principais instrumentos da qualidade – Gráficas e Práticas - para controle e tomada de decisões corretivas no desempenho das atividades, por meio de um processo estruturado de resolução de problemas. Atende a empresas que prestam serviços, realizam comércio e industrializam. Após o curso, os participantes estarão aptos a realizar melhores controles, de fácil compreensão por todos os níveis hierárquicos.
IDEAL PARA:
Pessoas que necessitam realizar alguma forma de controle, desde Coordenadores, Supervisores, Gerentes, Diretores e Profissionais que desejam aplicar uma maneira estruturada e de fácil compreensão para identificar e solucionar problemas.
PROGRAMA:
- Objetivos e aplicações para melhor identificar e solucionar problemas
- Como selecionar a ferramenta gráfica ideal para atender cada tipo de situação problema
- Construção e aplicação de cada ferramenta gráfica – cuidados e análise de resultados
- Conhecendo as ferramentas práticas da qualidade: 5S, TPM, KANBAN, JIT e KAISEN
- Porque adotar as ferramentas da qualidade significa mudar para melhor
- Exposição e debate de casos práticos

. P L A N E J A M E N T O
OBJETIVO:
Fornecer aos principais gestores – Diretoria, Gerencia e Supervisão – as ferramentas de planejamento para o desenvolvimento de planejamento macro e setorial com o intuito de definir metas e objetivos para horizontes de curto (trimestral), médio (semestral) e longo prazo (anual) para toda a empresa.
E orientar a sua correta aplicação na montagem e no acompanhamento, para as devidas correções com o desenrolar do tempo.
Focada em empresas de Comércio, Serviços e Indústrias de pequeno é médio porte.
IDEAL PARA:
Empresários, Diretores, Gerentes e Supervisores que possuem cargos de decisão e necessitam implantar a cultura do planejamento e seu controle, com vistas a atingir metas e objetivos de crescimento focado e disseminado a toda a hierarquia da empresa.
PROGRAMA:
- Planejamento: porque é fundamental implantar essa atividade nas empresas
- Principais pontos de foco e interesse para a criação do planejamento
- Levantamento de dados, avaliação e identificação dos pontos fortes e fracos internos e externos a empresa
- Caminhar do Macro para o Micro planejamento e o debate entre os líderes de decisão: como fazer
- Negociar o planejamento com os setores: prazos, dicas, indicadores, definição final
- Terminar e informar a todos da empresa em tempo hábil e definir os pontos de leitura e avaliação
- Acompanhar o Planejado X Realizado: a importância dos controles e das decisões sem o “achismo”
- O Check List do Planejamento
- Exposição e debate de casos práticos

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- NEGOCIAÇÃO
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