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segunda-feira, 16 de junho de 2014

"COPA DA CONSCIÊNCIA" e o exemplo japonês _ os Sensos do "5S" na veia!

A Copa do Mundo de Futebol oferece, além do espetáculo do esporte, uma rara e muito interessante oportunidade para a observação e integração de Seres Humanos que vivem nesse pequeno planeta redondo.
E uma das curiosidades se refere à maneira que os povos vivem em suas localidades, seus hábitos e a forma como interagem entre si e com o meio ambiente.
Essas interações indicam o grau de relacionamento e respeito com seus próximos (do mesmo país) e nesse momento da história incluo esses dois graus também com o meio ambiente (suas casas, quarteirões, bairros, cidades, estados e país).

Dentro desse escopo, ganhou destaque uma notícia, que segue logo abaixo.
Porém, antes é preciso destacar alguns pontos sobre o Japão:



Esse povo mora numa ilha cujo território ocupa a 61a. posição em área ocupada, com 377.944 km quadrados foi totalmente derrotado em 1945, quando se rendeu ao EUA.
Somente por comparação, essa extensão é 22,5 X menor que o Brasil e 50% maior que o estado de São Paulo.
E de forma trágica, como sabemos...
Ficando destruída em todos os sentidos: fisicamente, economicamente, socialmente e  principalmente em sua auto-estima.
Sabe aquela sensação que vivemos quando a seleção brasileira sai de uma Copa do Mundo?
Pois expanda isso por um milhão e sentirá o que aqui lhe conto.

Depois que capitulou, formou-se uma força-tarefa que incluiu, além dos dirigentes do país, outros participantes da sociedade local e internacional.
Dentre esses internacionais destaco Juran e Deming, conhecidos como os Papas da Qualidade.
E um dos pontos de base foi a adoção do Ciclo PDCA como instrumento de guia. E pelo qual, toda a sociedade japonesa (do dirigente maior até o mais humilde cidadão) foi instruído a entender e praticar, dia e noite.

Alguns anos depois, surgiu, como parte desse trabalho unido, uma filosofia composta de apenas cinco sensos, que se tornou popularmente conhecida como a filosofia dos "5S".
Que são os Cinco Sensos da Qualidade: 
SEIRI, SEITON SEISO, SEIKETSU e SHITSUKE.

São tão simples, mas tão simples, que assim como o PDCA, requerem uma permanente e atenta sensibilidade para sua vivência.

Pois os japoneses, entendendo que precisariam reiniciar do zero seu país (que maravilhosa oportunidade e gigante humildade, concorda?) adotaram esses dois instrumentos e mais alguns e em apenas 35 anos tornaram-no uma das maiores economias sociais do planeta.

Nessa filosofia, tudo começa dentro do Ser Empresa.
Uma vez assimilado por todos, do diretor ao porteiro, naturalmente avança para dentro das casas e das famílias dos colaboradores.
E assim, similar como quando você joga uma pedra num lago e cria ondas concêntricas, isso vai atingir outras casas e famílias ao redor, os bairros, as cidades e todo o país.
E essas ondas continuam a se expandir...
Como o que aconteceu e segue abaixo, para sua leitura e reflexão:

Torcedores do Japão dão show de educação e limpam estádio após jogo
A derrota para a Costa do Marfim, por 2 a 1, na estreia da Copa do Mundo, neste último sábado, não deixou os torcedores japoneses contentes. Apesar disso, a torcida nipônica deu um show de educação e civilidade após o apito final na Arena Pernambuco, no Recife: alguns ajudaram a coletar e ensacar o lixo produzido por eles durante a festa nas arquibancadas.
Torcida do Japão limpando Arena Pernambuco  (Foto: Reprodução / Facebook)

Torcida do Japão limpando Arena Pernambuco  (Foto: Reprodução / Facebook)


Pois é isso!
É exatamente isso que precisamos praticar: a filosofia dos "5S".
Que tal começar agora?

Entre em contato e vamos conversar... o momento exige essa postura, caso queiramos viver e deixar um legado para nossos descendentes e rumo ao
#bestbrasil
Welcome to "COPA DA CONSCIÊNCIA"
#itisMOREthan20cents


http://synerhgon.com.br/SYNERHS_curso_5S_TPM.htm
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quinta-feira, 12 de junho de 2014

Welcome to "COPA DA CONSCIÊNCIA" _ Soccer World Cup 2014 _ Brazil em "festa"

Confesso que já faz um bom tempo que sinto, penso e repenso nisso.
E nesse momento, em que vai começar a rolar a bola em mais uma Copa do Mundo de Futebol, dessa vez em solo brasileiro, fica impossível deixar de comentar.
Aproveito o foco do tema para uma escalação campeã, com o intuito de identificar pontos importantes:

1porque sou brasileiro, como você e quase 200 milhões de habitantes do planeta.
2 _ porque gosto de futebol (já fui mais apaixonado, mas aprecio o esporte).
3 _ porque precisamos avaliar esse fato.
4 _ somos um país extremamente jovem quando comparados com outros.
5 _ ainda engatinhamos como um bebê no quesito sociedade solidária.
6 _ possuímos a maior floresta do planeta Terra.
7 _ somos um povo continental, e isso requer uma sensibilidade maior.
8 _ trazemos heranças indígenas, africanas, européias e asiáticas.
9 _ adoramos receber pessoas de outros locais do planeta.
10 _ somos divertidos, adoramos festejar a vida.
11 _ somos crianças que necessitam de disciplina e aprendizado democrático.

Vou me contentar em apenas mostrar de forma associativa o que venho refletindo, com foco em gestão entre o empresarial e o governamental.
Algumas verdades (aquelas que nos são possíveis de tomar conhecimento até hoje) precisam ser definitivamente ditas... e aqui confesso que não sou nem melhor nem pior do que ninguém.
Me confesso um eterno aprendiz, em permanente caminhada.
Porém, prestes a completar 56 anos de idade cronológica terrena, naturalmente vou adquirindo alguma capacidade de avaliar e comparar, com a devida responsabilidade, humildade, resiliência e alguma "bagagem" adquirida.

Um dos grandes desafios que qualquer negócio enfrenta é o Planejamento.
E planejar é, e sempre será, um exercício fundamental, principalmente quando se busca definir um futuro e alcançá-lo.
Todo exercício de planejar necessita atuar com duas frentes: Metas e Métodos.

O Brasil foi escolhido oficialmente para sediar a Copa do Mundo em 30 de outubro de 2007... portanto a exatos 2.417 dias corridos.
Uma vez definida a data alvo, outros detalhes e objetivos passaram a fazer parte dessa Meta. 
E nisso, nosso governo falhou.
E uma das falhas principais foi informar que o investimento financeiro seria em sua maior totalidade realizado com recursos privados, o que acabou não ocorrendo. 
Estamos e vamos bancar essa "festa"... que não será barata!
 
http://www.shineyournature.blogspot.com.br/2014/06/irritacao-shine-your-nature-fatorsyn.html

E outras falhas podemos identificar: promessas megalomaníacas, interesses escusos, infra-estrutura carente, acessibilidade deficiente, logística inexistente, tremenda burocracia (somos um país que cria dificuldades para "vender" facilidades), alterações de prioridades e desrespeito com os compromissos assumidos com os principais envolvidos, entre eles com destaque à FIFA.
Porém, quanta eficiência no quesito marketing... confundindo resultados efetivos com promoção antecipada... e novamente iremos bancar a "festa"
Vai somando quanto essa "festa" consome...
  
A segunda parte desse planejar é o Método.
O Método vai determinar a maneira que as coisas serão feitas para atingir a Meta.
Como todo negócio, quanto maior for sua complexidade, maior deverá ser o empenho dos dirigentes e suas equipes para buscarem adequar um cronograma de atividades que respeite essa data limite da Meta.

"Uma Meta sem Método só serve para gerar expectativas e depois frustração." (Rico Mäder)

E, sinceramente, estou e acredito que milhares de brasileiros, frustrados.
Outro ponto a destacar é a Liderança.
Liderança aqui é ponto fundamental, muito mais que cargos de chefia ou posições de staff no organograma... esse importante detalhe vai ser o elemento chave, que definirá toda a necessária fluidez durante o caminhar.
E novamente o governo falhou.
Quantas entrelinhas aconteceram (e acontecerão até o final do evento) indicando as deficiências nesse ponto crucial... e consequentemente lá vamos nos bancar a "festa" novamente.
Estamos sem uma eficaz Liderança... e isso atinge os três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Andei lendo nas redes sociais que Política e Religião não se discute...
Pois graças a esse governo, cada dia mais e mais busco aprender sobre ambos.
A Política faz parte de todo e qualquer negócio, seja privado ou público, isso é fato. E precisa ser parte.
Nos trabalhos que realizo, sempre reforço a necessidade de que os departamentos das empresas criem suas políticas.
Isso é importante para que os outros departamentos entendam como acontecem as atividades daquele departamento, seus limites e as regras para o fluir, visando atingirem a Meta definida pela diretoria.
Diretoria que responde pelas Políticas da empresa... e sinceramente, muito diferente das diretorias governamentais, infelizmente :-(
Porém, existe uma linha tênue entre fazer política e realizar as atividades do cronograma.... e novamente o governo falhou.
Continua fazendo política se esquecendo que a cada novo dia é necessário revisar o passado e ajustar o esforço a ser dispendido nas atividades para se atingir a Meta.
E isso possui um custo... onde mais uma vez, essa "festa" será bancada por nós.

E um dos mais dilacerantes custos é... o custo de não faltar!
Vale aqui identificar também a relação com os clientes.
Quem são os clientes foco desse tema?
Os clientes são as pessoas que gostam do produto e serviço ofertado (no caso o futebol como produto e o torneio como um serviço).
E, que se propõem a investir para apreciar o produto e o serviço e que indiretamente, pelas suas incríveis características especiais, irão conviver comigo, com você, com cada um de nós, brasileiros pelos próximos 30 dias.
Seja o porteiro da empresa (ou o responsável na catraca dos estádios), passando pelos que realizam a operação e a produção (motoristas, jogadores, imprensas, arbitragem...) e os gestores dos departamentos (atendimento médico, infra-estrutura, manutenção...) precisamos oferecer NO MÍNIMO o melhor serviço de atendimento.

E esse serviço de atendimento ao cliente compõe-se de: atenção, comprometimento, carinho, presteza, agilidade, pronta resposta, sorriso, educação, segurança, orientação, sinceridade, verdade. Isso requer estar capacitado.
Gera aos clientes um desejo imenso de voltar e de indicar.
Sei e acredito que cada um de nós, povo brasileiro, não falharemos nesse ponto.
Mas o governo falhou e falha.... e em todas as esferas: Municipal, Estadual e Federal.
E falha muito!
Deixa seus clientes (aquele que gera resultados, lucro e principalmente rentabilidade) abandonados, esquecidos... ignorados!!!!!!
E essa ignorância gera uma tremenda "festa" que, tenho absoluta certeza, custa-nos muito caro e já não mais suportamos bancar.

Assim, bem-vindos à "COPA DA CONSCIÊNCIA".
Com toda certeza, essa será, para nós, brasileiros, a melhor Copa do Mundo.
Pois estaremos a desenvolver aquilo que será nosso maior legado: CONSCIÊNCIA.
 
http://riconaweb.blogspot.com.br/2012/03/como-vencer-pobreza-e-desigualdade.html

E com ela, estaremos a caminhar para realmente transformar nosso país Brasil em uma empresa que sabe o que quer, é ética, transparente, disciplinada, focada e busca a cada dia, por meio de instrumentos de gestão eficientes, ajustar seu planejamento, para parar com essa "festa" e poder comemorar a melhor vitória: respeito com seus clientes permanentes: nós, o povo brasileiro.

#changebrasil Welcome to "COPA DA CONSCIÊNCIA #itisnotonly20cents

Como curiosidade, nasci exatamente no instante em que a seleção brasileira conquistava sua primeira Copa do Mundo. Me considero um pentacampeão legítimo :-)
E assim, quero trocar os hashtags e a frase acima por:
#bestbrasil Isso eu apoio #vibramorar pois #itisMOREthan20cents

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quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dia do Traballho: 5 considerações sobre produtividade e gestão

E cá estamos a comemorar mais um Dia do Trabalho.
Isso me fez aproveitar o feriado para refletir sobre o tema.

Afinal, é o trabalho que permite e provoca a movimentação do meio, nesse caso do meio corrente, conhecido como moeda corrente, ou seja, o dinheiro.
e sendo o meio um elemento de conexão entre pontos, sua principal missão é servir de referência de valor para alguma forma de troca.
e deve gerar lucro.

Se você imaginar que somos (syn! todos nós Seres Humanos também somos seres sistêmicos), estamos e vivemos em sistemas (portanto composto de três momentos sequenciais _ Entradas, Processos e Saídas) esse meio em questão ganha importantes e valiosos significados.

É a função trabalho que faz com que ocorra a fluidez de um ponto inicial até o ponto final (aquele ponto que pode ser, por exemplo, algo que se deseja atingir).
Vamos juntos então, navegar por alguns sistemas, para podermos avaliar melhor essa questão do trabalho e suas implicações diretas e indiretas.

Esse Ser País que ocupa uma extensão geográfica significativa no Ser Planeta.
Podemos nos considerar privilegiados por isso, pois nossa localização nos oferece terras férteis, rios caudalosos, variada vegetação, subsolo rico e um clima tropical. São recursos naturais disponíveis, prontos para serem trabalhados.
É aqui, nesse país que trabalhamos, que ocorre a fluidez entre o que fazemos (o esforço _ força e empenho) e o que realizamos (ou seja o resultado final, tanto para você como para o outro).
Ok!
Já estamos com dois sistemas envolvidos: o macro local e as pessoas.

Agora é que começam os desafios!
Precisamos incluir outros sistemas: social, político, econômico, empresarial, fiscal...
Lembrando que o tema em debate é trabalho, produtividade e gestão, vamos em direção ao principal sistema: o Ser Empresa.

Em minha atividade, tenho lido, observado e constatado que precisamos adotar urgentemente algumas ações, para que possamos fazer com que as futuras comemorações desse dia, tragam maior e melhor significado:

1. CAPACITAÇÃO:
Infelizmente, nosso sistema educacional está falho.
Com isso, todo e qualquer trabalho é realizado por meio do aprendizado direto (ou seja, alguém na sua empresa faz a atividade e ensina aos mais novos).
Existem prós e contras, como em tudo.
Porém, aqui me espanta que, tanto quem faz como quem está a aprender, apenas transmite e recebe esse conhecimento prático.
Falta adicionar um componente fundamental: o conhecimento teórico.
Se unirmos ambos _ teoria e prática _ ocorrerá uma manifestação positiva, pois permitirá a todos os envolvidos, em cada uma das etapas, desde o início até o final, poderem estar comprometidos não somente com o resultado, mas também com a correta avaliação do trabalho feito e mais ainda, com possíveis aperfeiçoamentos e melhorias, a serem aplicadas quando de nova repetição.

2. RECURSOS:
Quando falo em recursos, estou a dizer a oferta aos trabalhadores (sejam operacionais ou administrativos) de todo e qualquer material e ferramenta que necessitam.
Encontro em diversas empresas atividades sendo realizadas com recursos insuficientes e muitas vezes "adaptados".
Isso provoca atrasos, aumenta os custos e reduz a qualidade final.
Uma correta avaliação dos recursos para cada atividade provoca, no mínimo, satisfação de quem faz a atividade.
E no máximo, a satisfação do seu cliente, o que potencializa uma nova compra e indicações de compra (o que é fabuloso!).

3. PLANEJAMENTO:
Essa atividade ainda é algo vista como "perda de tempo".
E algumas empresas até o fazem, mas depois disso, deixam de lado, pois o mais importante é partir para a ação.
O planejamento é um investimento dos mais valiosos.
Requer a participação de todos da empresa.
Requer um compromisso com a correta leitura da realidade passada e atual, para buscar alternativas de futuro, que garantam a sobrevivência bem como um crescimento direcionado.
Além disso, evita a confusão que um crescimento inesperado!!!! provoca.
Evita aplicar recursos financeiros (tão árduos de ganhar) de maneira sentimental e depois ficar sem fôlego para os compromissos de curto prazo.
Precisa ser adotado como uma atividade dentro da agenda, se não de forma diária, que seja ao menos semanal, quinzenal e mensal.

4. COMPROMISSO:
Costumo dizer que o combinado não é caro.
Isso fica patente quando ao realizar, por exemplo, uma consultoria de processos, após feito o diagnóstico atual, proponho soluções e alternativas.
À partir daí, é importante que as pessoas envolvidas nas atividades que necessitam ser ajustadas, eliminadas ou incluídas, assumam de fato e de direito, o compromisso de que farão o seu melhor esforço, para garantir que as correções sejam feitas e se tornem uma nova prática.
Que se tornem um hábito.

Sabemos que as mudanças são traumáticas, porém, uma vez realizadas, podem produzir melhores resultados... ou não... mas somente assumindo o compromisso em realizá-las, será possível avaliar o resultado final.
não se pode deixar de fazê-las, apenas porque surgiram dificuldades, faltaram recursos ou a pior e mais pobre das respostas: falta de tempo!!!!!

5. RECONHECIMENTO:
Tema importante, delicado e gerador de angústias, inveja e mal-estar.
Será?
Todos nós precisamos de reconhecimento.
É parte fundamental de todo e qualquer sistema.
pois isso faz com que ocorra a tão necessária fluidez (que como já vimos, faz com que o lucro aconteça... E aqui não estou falando do lucro financeiro e syn! do lucro da vida).
Pode parecer difícil, mas se você começar a adotar essa prática, rapidamente notará mudanças nas pessoas que convive aí na empresa.
o reconhecimento deve servir tanto para aquilo que se identificou como gerador de melhorias, como para as falhas (afinal, sistemas falham).

Cada uma delas requer uma abordagem diferente na transmissão, para fazer valer a ambas as pontas (emissor e receptor).
Que tal começar a praticar amanhã?

CONCLUSÃO:
Entendo que há muito a se fazer.
Que o trabalho é a melhor maneira de se encontrar a realização.
Que precisamos unir trabalho a diversão, como fazem as crianças.
Que encontrar a melhor forma de se realizar um trabalho é algo que vai ajudar ao crescimento pessoal, empresarial, familiar, social e ambiental.
Que essas cinco considerações possam ajudá-lo a refletir sobre trabalho, produtividade e gestão.
Se quiser conversar, estou à disposição, syn!


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terça-feira, 1 de abril de 2014

7 Valores das Empresas Vencedoras: Quais São as da Sua?

Quando se trabalha com gestão e desenvolvimento dos Seres Empresas, é importante estar avaliando os impactos que geram no Ser Ambiente.
Isso é vivenciar o Senso Sistêmico.
Isso parece, a princípio, ser de pouco valor para os diretores.

Porém, com o passar dos anos e o desenvolvimento dos negócios, em determinado momento, surge como elemento estratégico.
E os tempos atuais são a prova desse valor.
Em vista da importância do tema, traduzi um post que acredito, vai ajudar a refletir como os valores são importantes...
Muito se fala em cultura empresarial, aquela que é transmitida pelos diretores e gestores, certo?
Porém, para mim, o mais importante são os valores.

Valores são a base de qualquer cultura, assim como o 5S e a TPM são as da qualidade.

Nos meus trabalhos nas empresas, até onde já fui, descobri que a cultura não existe... ou seja, a cultura das empresas é não ter cultura alguma, infelizmente!!!

Aprecie o depoimento abaixo, de Tim Leman, CEO da GIBSON.
E depois comente quais são os valores de sua empresa.
Vale muito incluir seu comentário, para a troca inteligente e necessária de ideias reais.

Boa leitura! (os negritos são meus)

"Valores chave podem impulsionar você ou sua empresa para o sucesso. 
Eles abrangem tempo, as empresas e o segmento em que está inserida.
Aqui estão sete que me serviu bem:

1. Coloque seus clientes no topo da sua lista
Agora eu sei que este valor é debatido por alguns.
Não deveriam ser esses seus funcionários?
Você poderia fazer um "case" para isso. 
Mas se os seus funcionários são o foco número um, então você realmente só tem um clube de pessoas muito legais. 
E os clubes não são empresas. 
Talvez sejam seus proprietários
Eu entendo por que algumas empresas tomam essa atitude, mas busquem boa sorte dirigindo esse tipo de cultura quando o foco número um forem os proprietários.
Então, para mim, o motivo maior tem que ser as pessoas que pagam suas contas - seus clientes
Para começar, não estão resolvendo parte de seus problemas da sua missão? É provável que seja a paixão que impulsione o seu negócio!
Em segundo lugar, concentrando-se em suas necessidades e soluções para ajudá-los a vencer, vão ajudar muito na inovação e na condução em sua empresa.

2. É sobre a equipe, não você
Cerque-se de grandes pessoas
- Pessoas mais inteligentes e mais brilhantes e talentosas que você.
Dê-lhes uma pista para correr e evite obstáculos em seu caminho.
Os apoie e os alimente.
Que sejam o time de sua escolha. 
Eu vejo um monte de pessoas em cargos de liderança que estão subindo a escada apenas para seu próprio benefício.
São impulsionados pelo ego.
Ao longo do caminho você verá os destroços que deixam para trás.
Eles não percebem que terão mais sucesso ajudando os outros a vencer.
Sim, bons líderes são necessários. 
Sim, eles fazem a diferença. 
Mas bons treinadores não vão muito longe sem os jogadores certos.

3. Fazer as coisas certas é fundamental
O funcionamento de seu negócio com total integridade não pode ser uma opção.
E o mesmo vale para sua equipe.
Eles precisam ver essa integridade no topo e você deve manter todos responsáveis.
Isto significa tratar bem seus clientes e consumidores e, também seus fornecedores e principais centros de influência.
Isso significa fazer a coisa certa internamente também.
Você terá que tomar algumas decisões difíceis, mas você sempre pode ter certeza que está sendo feito da maneira certa.


4. Inovação vem de parceria e colaboração
Se você não está inovando, você está morrendo.
Inovação já não é mais nos grandes silos da empresa, onde uma ideia é executada por meio do marketing, o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, de volta à liderança e, em seguida, é empurrado para baixo para os "demais".
A inovação pode acontecer todos os dias - pelo menos deveria.
Você tem o dever de ouvir sua gente e seus clientes.
Você tem que observar o que os colegas e concorrentes estão fazendo.
E você precisa trabalhar em conjunto
Seus clientes querem ter sucesso e eles contam com você para levá-los lá. 
Eles não esperam que você tenha o monopólio do mercado em todas as grandes idéias. 
Eles só querem que você possa ajudá-los a ganhar.
Então quebre algumas louças. 
Desenvolva um novo produto em conjunto com um concorrente antigo.
Seja parceiro de um negócio complementar ao seu, para fornecer uma nova solução. 
Você vai se surpreender com o que você poderá desenvolver e quanta diversão há no processo.

5. Não há lugar para a energia negativa
Todo mundo, inclusive você, pode controlar a sua atitude e perspectiva.
A energia positiva é um longo caminho para superar os desafios diários e semanais que você enfrenta. 
Nem sempre tudo vai dar certo.
É como você lida com isso.
Um conselho de cautela:
não sufoque o feedback corretivo.
Certifique-se de seu pessoal sabe que você e sua equipe de liderança querem ouvir o que não está funcionando direito.
Mas ensine-os a virem com algumas idéias sobre como isso pode ser corrigido.
Ao observar os líderes positivos que eu conheço, eu às vezes ouço sussurros de outros como "eles fizeram bem, mas eles nunca enfrentaram o que temos" ou "desejo que eu pudesse ser tão feliz como eles foram". 
O engraçado é que eu sei que eles têm enfrentado enormes obstáculos e venceram. 
Eles só encontraram os desafios para serem oportunidades para melhorar e melhorar.

6. Trabalhar duro deve ser uma parte da receita
Seja o que for que você faz, você vai fazer mais do mesmo, tornar-se melhor no que faz, e, finalmente, ter mais sucesso quando você trabalhar mais nisso. Pergunte a qualquer empresário ou pessoa de sucesso e você vai, sem dúvida, ouvi dizer que eles trabalharam duro para chegar onde estão.

7. Esteja nisso para o longo prazo
Comprometa-se com o sucesso de seus colegas, a sua empresa e sua comunidade
Todos eles andam de mãos dadas. 
Crie um lugar onde sua equipe pode crescer e ser bem sucedido. 
Dê-lhes a oportunidade de brilhar. 
Faça os investimentos que precise para ser grande.
Isto inclui o seu tempo e os seus recursos
Às vezes, a grande recompensa virá depois que você se foi. 
Mas, isso é  que é um legado! 
E ajude a tornar sua comunidade um lugar melhor. 
Para muitos, isso só faz sentido e se sente como um dever. 
Mas se isso não acontecer, considere o lado do negócio. 
Sem uma comunidade forte, você não terá os consumidores que precisam de seus produtos e serviços. 
Você e seus clientes terão uma escassez de talentos grave. 
O que você tem, então?

Qual é o risco?
Os valores centrais são um guia fundamental para você e para o seu pessoal. 
Das atividades do dia-a-dia para a estratégia de longo prazo, eles vão manter você e sua organização alinhados, fora de problemas, e no caminho para o sucesso (seguido o caminho certo). 
Sem eles ....?

Enquanto eu entendo que os valores corretos são geralmente atemporal, há algo a ser dito para os "possuir"
Se você não tem um conjunto de valores fundamentais ou não os atualizou com o tempo, eu sugiro um exercício conjunto com sua equipe para se desenvolver colaborativamente ou refrescar-se dos valores de sua organização. 
Começamos do zero, há alguns anos, mas quando tenho refeito essa lista do "novo", encontramos ela muito semelhante àquela de 1993.
A coisa mais importante é ter clareza em torno de seus princípios orientadores. 
Converse sobre eles muitas vezes. 
Exiba-os. 
E mais ainda, viva e siga-os em tudo que faz. 
Em breve ele vai se tornar uma segunda natureza para você e sua equipe.

UAUUU!!!!
Releia e reflita. 
Posso ajudá-lo a iniciar essa revisão de valores. 
É com isso que trabalho há mais de 30 anos.

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