View Rico Mäder's profile on LinkedIn

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Quer vencer? Então PARE agora de: Achar, Tentar e Tômeiar

No desenvolvimento da ação de trocas de conhecimentos e experiências, algo que acontece tanto nas capacitações quanto nas consultorias e assessorias que realizo por esse Brasil adentro nas pequenas, médias e grandes empresas, sou constantemente agraciado pelos verbos achar, tentar e tômeiar.


De minha parte, entendo que somos seres humanos e por isso, somos realmente agraciados por já atingirmos esta fabulosa condição de Ser. 
E com esta noção muito clara e forte de já estarmos neste estágio da evolução de Ser, portanto ser humano, nosso desafio aqui neste ponto azul brilhante é aprofundar nosso conhecimento interior e poder então, quando de nossa passagem, subir para um novo nível de percepção.

O que isso tem a ver com sua empresa?


Vou explicar.
Começarei pelos primeiros três verbos acima, pode ser?


Achar. Seu significado você encontra aqui.

Tentar. Seu significado também está aqui.

Tômeiar. Este verbo não existe, mas o criei para justificar o conteúdo que aqui exponho.


São verbos que podemos usar em nossa vida pessoal e que (com exceção do terceiro, que não o pratico e sugiro que também façam o mesmo) mesmo assim, devemos aplicar na forma correta.
Se usarmos sem este critério e mais, dentro da empresa – da sua vida profissional - isso se torna uma enorme fonte de confusão, atritos e mal estar, que geram resultados ruins, perdas e são geradores de desperdícios fabulosos!
E, pasme, totalmente invisíveis, se não estivermos plugados e conscientes de quem somos e o que queremos ser.


Peço que imagine as seguintes cenas (para tanto, considere que os cargos podem ser qualquer um) para pensar na realidade de que é preciso parar definitivamente de usá-los da forma como aparecem e quanto ao tômeiar .... delete de sua mente:



Cena 1:
Em uma conversa entre o gerente de produção e o supervisor de um setor, quando o primeiro descobriu que o segundo não enviou o componente para o próximo processo e foi lá verificar recebeu a seguinte comunicação verbal:
“Pô! Eu ACHEI que ele é que vinha aqui pegar isso!”


Cena 2:
O diretor conversa com o gerente comercial sobre determinada condição para atender uma solicitação de um cliente. 

Após debaterem o que fazer, a frase final que fecha o diálogo é:
“Então tá, vou TENTAR falar com ele prá resolver de uma vez!”


Cena 3:
Surge uma situação em que o coordenador de compras precisa tirar uma dúvida sobre um item. Ele vai falar com o gerente de produto e após expor o fato, houve a seguinte frase:
“Putz! Desculpe, mas agora TÔMEIO ocupado, pode voltar depois?”
... imaginaram?


Tenho absoluta certeza que você já passou por estas situações acima e mais, isso acontece se bobear, não uma vez por dia, mas no mínimo duas com você e com todos da empresa.

Sinta agora o que isso gera, ao se tomar como unidade de medida o dia:
São 3 situações X no mínimo 2x ao dia = 6

Na semana isso se transforma em 5 dias X 6 = 30
Mensalmente significa 21 dias X 30 = 630
Portanto no ano teremos 630 X 12 = 7.560
Fazendo uma conta bem simples e assumindo que cada situação acima pode custar apenas R$ 10,00 encontraremos então R$ 75.600,00!!


Multiplique este valor pelo total de pessoas (diretoria, gerentes, supervisores e por aí vai) de sua empresa e encontre um espetacular e terrificante valor.
UAU!!!

Respire fundo 10X antes de prosseguir, para que sua mente possa reciclar-se com novo oxigênio e contenha sua vontade de se levantar daí agora e mandar todo mundo...
Muito bem!
Vamos prosseguir então...
O que fazer???
Simples e Complexo (como sempre!).


Precisamos reprogramar nosso Ser – Corpo, Mente e Alma – para que adotemos os verbos Aprender, Fazer e Aprimorar em cada uma das pessoas da empresa.


Isso deve começar por você. E ser multiplicado para que todos o pratiquem.
Além disso, outros elementos precisam a ser adotados, tais como o ciclo PDCA, análise de falhas, identificação dos processos (não somente produtivos, mas de informação, entre outros).
E outras ferramentas que, uma vez conhecidas, aprendidas e aplicadas de forma disciplinada, vão reduzir não somente o invisível desperdício acima, mas outros visíveis e que, com plena certeza, vão no mínimo, dar condições de aumentar a lucratividade e a rentabilidade de sua empresa, seja indústria, comércio ou serviços.


Se você se identificou e quer mudar este quadro agora, faça um contato com a Synerhgon http://www.synerhgon.com.br/ e solicite uma visita.
Com certeza vai ser e ficar muito mais barato, inteligente e produtivo, acredite.
Aguardo seu contato agora!

PS: Se gostou, compartilhe com sua rede de contatos aí na empresa e nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!

curta.contate.siga.vamos.juntos
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seu comentário!
Abundância e Consciência, sempre!
Rico Mäder
PS: basta um clique para vc compartilhar por Email, Blogger, Twitter, Facebook, Orkut e Google+. SYN!