Quando aparece aquela sensação na direção de seu negócio de que simplesmente ninguém na sua empresa entende (ou faz que sim com a cabeça e não com atitudes)...
Que os contatos profissionais são apenas para relatar problemas que esperam que você os resolva para ontem...
Que os contatos profissionais são apenas para relatar problemas que esperam que você os resolva para ontem...
E isso se torna tão comum, portanto diário, que cada final de horário comercial traz junto uma carga pesada de responsabilidade e novas horas extras de sua parte...
E a sensação é como a da imagem abaixo...
E a sensação é como a da imagem abaixo...
- Puxa! Como é que meus colaboradores conseguem fazer o que é preciso?
- Por que me procuram somente com problemas?
- Até quando vou ter que repetir sempre a "lesma lerda" a todos?
- Quando conseguirão entender o que fazem e o que cada um, ou os departamentos fazem entre si?
- Isso está acabando com meu bom humor!!!
É chegado o momento de dar início a uma nova etapa em seu negócio.
Sob pena de tanto você quanto todos os demais (e aqui vai desde você, diretor, passando pelo gerente até o porteiro) perderem o pique antes das 10:00 h e o dia se tornar um tsunami cíclico de problemas repetitivos e irritantes.
A melhor forma de encarar de frente e dar novo impulso a todos é a criação e o desenvolvimento do um S.G.Q. - Sistema de Gestão da Qualidade.
Isso vai requerer dedicação de um dos colaboradores em tempo integral, com o intuito de:
Identificar todos os processos de cada departamento e setor.
Suas interfaces internas e externas.
Sua documentação.
A validação e o compromisso de simplesmente realizar aquilo que está descrito no SGQ.
E sempre com a ajuda de um consultor para dar as dicas e as linhas mestras do que necessita ser realizado em cada fase dessa importante atividade.
Simples e Complexo... é o que sempre respondo.
Mesmo que seu negócio não necessite obter a ISO_9001, que assusta e se não for muito bem orquestrada pode realmente burocratizar e engessar de vez a confusão reinante, a aplicação de um SGQ pode abrir novos horizontes e ampliar de forma clara e transparente a todos aquilo que fica subentendido e submerso quando se necessita tomar decisões a curto, médio e longo prazo.
Uma vez identificada, mapeada e documentada, com a aprovação dos colaboradores que comandam cada processo, junto com a identificação de cada personagem num organograma, uma sensação de amadurecimento e de verdadeira responsabilidade e mais, de compromisso com o cliente final (seja este interno ou externo) passa a ser praticada e garantida pelo SGQ.
Na primeira vez, pode-se até pecar na falta ou no excesso, porém se essa atividade de criar e manter o SGQ como a real fotografia dos processos e conexões entre todos vai levar seu negócio (portanto, seus colaboradores e até você) a focar esforços e relacionamentos naqueles pontos que a cada instante são os mais importantes para garantir a continuidade de sua empresa.
Vamos começar agora?
Solicite mais detalhes de como podemos colaborar para a qualidade de seu negócio, visite www.synerhgon.com.br e faça contato!
Solicite mais detalhes de como podemos colaborar para a qualidade de seu negócio, visite www.synerhgon.com.br e faça contato!
![]() |
http://synerhgon.com.br/desperdicio2014.pdf
PS: Se gostou, compartilhe com sua rede de contatos nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!
curta.contate.siga.vamos.juntos
|