domingo, 30 de agosto de 2009

Qualidade & Produtividade - SGQ - é preciso começar...

Quando aparece aquela sensação na direção de seu negócio de que simplesmente ninguém na sua empresa entende (ou faz que sim com a cabeça e não com atitudes)...
Que os contatos profissionais são apenas para relatar problemas que esperam que você os resolva para ontem...
E isso se torna tão comum, portanto diário, que cada final de horário comercial traz junto uma carga pesada de responsabilidade e novas horas extras de sua parte...
E a sensação é como a da imagem abaixo...


É o momento de parar e refletir:
- Puxa! Como é que meus colaboradores conseguem fazer o que é preciso?
- Por que me procuram somente com problemas?
- Até quando vou ter que repetir sempre a "lesma lerda" a todos?
- Quando conseguirão entender o que fazem e o que cada um, ou os departamentos fazem entre si?
- Isso está acabando com meu bom humor!!!

É chegado o momento de dar início a uma nova etapa em seu negócio.

Sob pena de tanto você quanto todos os demais (e aqui vai desde você, diretor, passando pelo gerente até o porteiro) perderem o pique antes das 10:00 h e o dia se tornar um tsunami cíclico de problemas repetitivos e irritantes.
A melhor forma de encarar de frente e dar novo impulso a todos é a criação e o desenvolvimento do um S.G.Q. - Sistema de Gestão da Qualidade.

Isso vai requerer dedicação de um dos colaboradores em tempo integral, com o intuito de:
Identificar todos os processos de cada departamento e setor.
Suas interfaces internas e externas.
Sua documentação.
A validação e o compromisso de simplesmente realizar aquilo que está descrito no SGQ.
E sempre com a ajuda de um consultor para dar as dicas e as linhas mestras do que necessita ser realizado em cada fase dessa importante atividade.
Simples e Complexo... é o que sempre respondo.

Mesmo que seu negócio não necessite obter a ISO_9001, que assusta e se não for muito bem orquestrada pode realmente burocratizar e engessar de vez a confusão reinante, a aplicação de um SGQ pode abrir novos horizontes e ampliar de forma clara e transparente a todos aquilo que fica subentendido e submerso quando se necessita tomar decisões a curto, médio e longo prazo.

Uma vez identificada, mapeada e documentada, com a aprovação dos colaboradores que comandam cada processo, junto com a identificação de cada personagem num organograma, uma sensação de amadurecimento e de verdadeira responsabilidade e mais, de compromisso com o cliente final (seja este interno ou externo) passa a ser praticada e garantida pelo SGQ.

Na primeira vez, pode-se até pecar na falta ou no excesso, porém se essa atividade de criar e manter o SGQ como a real fotografia dos processos e conexões entre todos vai levar seu negócio (portanto, seus colaboradores e até você) a focar esforços e relacionamentos naqueles pontos que a cada instante são os mais importantes para garantir a continuidade de sua empresa.

Vamos começar agora?
Solicite mais detalhes de como podemos colaborar para a qualidade de seu negócio, visite www.synerhgon.com.br e faça contato!

http://synerhgon.com.br/desperdicio2014.pdf

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