View Rico Mäder's profile on LinkedIn

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

A nova era para quem busca profissionais começou ontem. E eu gosto de bananas!!!

O ano de 2020 (quem imaginava!!!) 
chegará logo mais. 
E continuarei a gostar de bananas!!

O que, nesta relação de busca entre empresas e profissionais, funcionava até anteontem, já não mais corresponde ao ocorrido ontem e, quase nada, ao presente.
No futuro então... será interpretado como uma falta de sensibilidade, o que com toda certeza chamarão de... boçalidade!

Isto serve tanto para as empresas quanto para os profissionais.
O que mudou nesta relação entre estes dois Seres Sistêmicos nos últimos anos?

Vamos aos profissionais, para que se possa compreender os seus novos desafios daqui em diante.

Me incluo nesta, até porque entendo que o que já sei e na prática comprovei, trazendo resultados para as empresas, aconteceu no anteontem. 
E no dia de ontem e no de hoje e, mais ainda no de amanhã, pequenas e imperceptíveis mudanças acontecem. 
E isto ocorre desde sempre.
A grande diferença é que o ritmo e o alcance, que antes era mais lento, local e regional, passaram a ser expandidos - por meio da Internet - e abrangem novos locais e regiões da nossa limitada superfície do Planeta, em pulos e impulsos, medidos em Yottabytes!

Podemos então, afirmar, que os novos resultados são incríveis, poderosos e, principalmente amedrontadores:

- Ampliação da liberdade de escolha 
Tudo daquilo que provoca em você motivação e o querer conhecer, compreender, aplicar e buscar está disponível agora.
É somente abrir um navegador de internet, ¨bater o tambor¨ em algum website de buscas com as palavras que quer mais informações e mergulhar em textos, documentos, vídeos, filmes, mapas, pessoas...

- Necessidade de autodisciplina 
Com este real ganho de liberdade nas escolhas, novos e delicados riscos passam a estar disponíveis.
Entre muitos, o mais delicado se relaciona com a dispersão e a perda de foco.
Faz-se necessário, mais do que nunca, desenvolver a autodisciplina e aqui entendo que uma agenda virtual cai como uma boia salva-vidas em pleno alto-mar.
Pode parecer cansativo e trabalhoso ter que abrir sua agenda, adicionar as informações que deseja, definir datas, horas, períodos e afins.
Porém é libertador, syn!
Pois esta agenda servirá de guia, de orientador, de apoiador, para que possa prosseguir em sua jornada e mais, de alguma forma medir a quantas anda sua busca pelo que definiu como metas e objetivos.
Isto serve para sua jornada pessoal e também profissional.

- Adoção de hábitos conscientes
Junto com os anteriores, posso adicionar outros importantes hábitos tais como alimentação (seja no Ser empresa ou no entorno), movimentação física (caminhar, correr, exercitar-se), ingestão de líquidos (água, sucos naturais, café), práticas espiritualistas (não religiosas, mas verdadeiramente espiritualistas, tais como meditar, orar, trabalhar sua Fé) e bom humor (aqui não trata-se de rir feito palhaço em qualquer situação e syn! compreender que um simples sorriso altera suas polaridades e refaz a fluidez desbalanceada, seja em que situação ou motivo for). Eliminar a ironia é ótimo e nos traz para o centro, para o balanço harmônico. 
Finalmente entender e praticar ações sustentáveis, entre elas reciclagem, reaproveitamento e uso correto da água.

- Além das redes sociais e profissionais
Conheço muitas pessoas que naWEBgam diariamente pelas redes sociais.
Eu mesmo sou adepto e aprecio este modus vivendis, seja para lazer, contatos sociais, familiares, informativos, políticos e profissionais.
Há também as redes profissionais, que abrem oportunidades para conexões e muita troca de conhecimento e experiências.
As grandes redes são e serão importantes meios de informações.
Entramos então com os grupos profissionais.
Grupos compostos de profissionais, majoritariamente de um determinado segmento ou de uma profissão que, de maneira altruísta, compartilham ideias, projetos, planos e resultados. 
É extremamente compensador participar. Pode-se aprender muito e mais divertido ainda, podemos questionar nossas dúvidas e receber sugestões e orientações valiosas em sua maioria.
Além disto, podemos responder aos demais e com isto ajudar algum profissional que esteja a passar por uma dificuldade ou dúvida em determinado tema que conhecemos, caso queira, a considerar como alternativa a ser adotada.
Eu mesmo criei e administro um destes grupos há alguns anos na Microsoft LinkedInConvido-o a se unir e participar, será um imenso prazer sua presença. Clique abaixo e venha ao:
grupo gestão e desenvolvimento.


- Aprendizado permanente
Desde ontem, trabalhar e estudar tornam-se uma coisa só. 
Os recursos estão super disponíveis e muito conhecimento é gratuito.
Arrepie-se e saia de sua ZONA DE CONFORTO... agora!!!





Devem haver outros resultados em curso, mas vamos em frente e analisar os Seres Empresas, que mais do que nunca, precisam parar de querer contratar macacos.

- Planejar a busca
Vivemos em uma era em que a oferta de profissionais é crescente e as fontes para as buscas são as mais variadas, desde os headhunters especializados, passando pelos websites de trabalhos, as redes sociais e profissionais até os picaretas e aproveitadores.
Por isto, quando for buscar profissionais, trate de planejar muito bem esta jornada.
Lembre-se que são Seres Humanos como você.
Planejar significa que antes de ir a campo (seja virtual ou real) é preciso investir tempo na correta identificação do perfil que aquela determinada função requer.
Portanto, entender a função, descrever suas atividades e características é ótimo começo.
Questionar em times se realmente chegou o momento de incluir outra pessoa no dia a dia do negócio.
Pensar, repensar e conversar com os envolvidos para listar o perfil de pessoa ideal também vai facilitar a atividade de R&S.
Indicar os valores - ganho profissional e custos sociais, tributos e afins - para que conheça o impacto no curto, médio e longo prazo.
Se sua empresa possui mais do que cinco profissionais atuando, identifique se entre eles poderá estar esse novo perfil que busca. Valorize quem já está no time e jogando firme, antes de sair a campo.

- Respeitar os Seres Profissionais
que participam do recrutamento e seleção
Ao partir para a ação de busca, procure sempre trabalhar numa via ¨duplex¨.
Significa que cada um dos profissionais que se candidataram para aquela função deverá ser acompanhado (mas são muitos!!!!) e ao término serem informados de sua classificação final.
É o mínimo que se espera de qualquer empresa, seja micro, pequena, média ou grande.
Chama-se respeito ao próximo e sua prática indica que existe de verdade e de fato uma cultura (que quase nenhuma empresa sabe o que é isto!!!) que valoriza o Ser Humano, suas diversidades, suas diferenças, credos e por aí vai.

- Seja claro e conciso na descrição da função e suas atribuições
Parece fácil criar um anúncio de busca profissional... 
Porém, é preciso estar atento para que, aquele que vai ler, entenda a demanda da empresa e possa corretamente avaliar se entende e atende a sua mensagem de oportunidade de trabalho:
Cargo ou função; principais atividades; responsabilidades; formação desejada; tempo de experiência; línguas estrangeiras; local em que atuará; benefícios; bônus e outras benesses.
Indique também para quando necessitará que este profissional esteja disponível para iniciar.

- Quebrar o paradigma do valor a ser pago ao profissional
Pronto!!! 
Agora cheguei no calcanhar de Aquiles...
Imagine o seguinte cenário: 
Você entra em uma loja - física ou virtual - e se interessa por um determinado produto.
O atendimento é ótimo, o acompanhamento é perfeito e você então pergunta o valor, pois mostrou interesse em adquirir o produto ofertado e então...
É informado que o valor somente será conhecido depois que você deu OK! 
E o produto for embalado. 
E no momento em que colocar seu cartão na máquina ou depois de assinar e datar seu cheque...
O que faria?
Como reagiria?
Não precisa responder... 
Pois é isto que temos o dever de mudar! 
E agora! 
E ontem!!
Foi-se o tempo em que o valor (e os demais itens listados) somente serão conhecidos DEPOIS que o processo todo de R&S acontecer.
Pare e pense!
Se você já investiu tempo e energia na correta identificação do profissional que necessita, saiba que ele também está a investir (esteja disponível ou trabalhando) em seu aprimoramento e possíveis oportunidades de mudança, que poderá ser entre outras, por exemplo, a sua empresa.
Existem informações junto ao conselhos de classe e similares, além de outras fontes, com faixas de valores para várias atividades profissionais e, se por acaso for alguma que ainda não exista, busque em outra próxima, para que ao menos tenha um parâmetro definido. 
Consultá-los vai facilitar essa definição de valor (ou faixa de valor) e poder ajustar com sua realidade, para que possa mostrar sem medo, sem hipocrisia, sem temor.
O resultado esperado?
Será muito melhor e mais rápido do que imagina, pois se fez sua lição de casa corretamente, de forma ética, para que esconder o que é parte integrante e importante de toda essa busca para ambos?
Sua empresa acaba de mostrar qual é sua melhor condição ofertada para quem busca.
Facilitará aos profissionais entenderem o real valor que receberão pelas demandas necessitadas, comparar com outras empresas, segmentos e profissões, considerando tempo na profissão, entre outras informações.
Sua empresa se tornará destaque pela clareza e transparência, respeito às classes, aos diversos segmentos profissionais, pisos salariais e condições mínimas e máximas exigidas por lei.

E como somos Seres Humanos e não macacos, a troca e a conexão acontecerá muito mais fluída, sincera, verdadeira e direta com os Seres Profissionais. 
Com a vantagem de que as bananas serão as frutas a serem saboreadas, e não os engôdos hipócritas até ontem vigentes. 
Não sei você, mas eu gosto e continuarei a gostar de bananas, syn!


Além disso, pode acreditar, sua empresa deixará de contratar macacos e esperar não colher bananas!!!

PS: Se gostou, compartilhe com sua rede de contatos aí na empresa e nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!

curta.contate.siga.vamos.juntos
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seu comentário!
Abundância e Consciência, sempre!
Rico Mäder
PS: basta um clique para vc compartilhar por Email, Blogger, Twitter, Facebook, Orkut e Google+. SYN!