View Rico Mäder's profile on LinkedIn

sábado, 25 de julho de 2009

PLANEJAMENTO e o extintor de incêndio vermelho - Ativação do ciclo PDCA

Responda rápido?
Por acaso essa imagem abaixo lhe é familiar?


Envolvido com contatos em organizações diversas e seus dirigentes e colaboradores, notei que uma significativa e expressiva parcela ainda não se aventurou (sim, eu sei... é uma aventura!) na aplicação de enfoque sistêmico quando o tema é planejamento.

Algumas ainda não conseguiram por “pura falta de tempo” !?!?!?! (ainda vou explorar isso em algum outro post, com certeza) praticar a espetacular atividade de planejar, seja no curto, médio ou menos ainda no longo prazo... e acabam por agir de forma desordenada, atuando apenas no curtíssimo prazo.


A cena é forte...

Com isso carregam todos um extintor de incêndio vermelho igual àquele que encontramos em cada um dos corredores da sua empresa... Leves nos primeiros 10 minutos do início dos trabalhos e verdadeiras "bombas A" antes da sua primeira ida ao banheiro.
A cena se repete dia após dia e confesso... já é bem complexo cada um de nós “se carregar” e ser completo e integral nos relacionamentos profissionais, sociais, familiares e pessoais, não é mesmo?

Então, se você se achou presente.
E se identificou no cenário acima, está na hora de colocar em prática o ciclo PDCA.

http://synerhgon.com.br/SYNERHS_palestra_lucro_pdca.htm
A ativação do ciclo PDCA é ponto de partida para que se amadureça a importância de que cada etapa do ciclo deve acontecer, se e somente se, a anterior estiver completada, identificada, conhecida e muito bem entendida.
entendido por você e por todos de sua empresa.

Tudo deve sempre começar com o Planejamento e após um ciclo completo retornamos a ele para – e isso é genial – aprimorá-lo e lá vamos nós de novo. 
A cada ciclo fechado, temos a maravilhosa oportunidade de planejar o próximo movimento e com o passar do tempo (que não tínhamos, lembra-se?) acabamos por descobrir que... “puxa, agora temos tempo!” 
E isso vai trazer de presente a revigorante sensação de que é possível enxergarmos um horizonte (seja aquele sol de verão ou esse frio gelado que estamos invernando nesses dias de julho) e tomarmos a melhor decisão para Reativar o ciclo e encarar mais uma volta completa.

Ativar o ciclo PDCA é algo simples e complexo (como sempre falo...)

Mas que invenção maravilhosa do final dos anos 1920 e que sensacional ver Deming “bombar” com sua persistência e disciplina a partir dos anos 1930 e nos deixar a certeza de que este “instrumento básico da qualidade” é poderoso, se bem entendido e enriquecedor, se bem aplicado.

Quer realmente mudar?
Quer realmente tornar mais claro, ciente e presente essa atividade?

Basta acessar agora www.synerhgon.com.br e vamos conversar; somos um grupo que faz girar forte e firme o PDCA.

Acesse abaixo o mesmo post no website QualidadeBrasil:

http://www.qualidadebrasil.com.br/artigo/qualidade/planejamento_o_extintor_de_incendio_vermelho

PS: Se gostou, compartilhe com sua rede de contatos nas redes sociais. Se tiver dúvidas ou queira compartilhar suas sensações, deixe seu comentário e conversamos. Syn! Vibro que aprecie muito!

curta.contate.siga.vamos.juntos

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato por seu comentário!
Abundância e Consciência, sempre!
Rico Mäder
PS: basta um clique para vc compartilhar por Email, Blogger, Twitter, Facebook, Orkut e Google+. SYN!